Espírito solidário no Encontro de Matilhas

capa encontro venatorio 2018

Um dos eventos cinegéticos mais nobres aconteceu, no passado dia 23 de dezembro de 2018, em três concelhos diferentes em simultâneo, Mêda, Pinhel e Trancoso, o XII Encontro de Matilhas.

O valor angariado nesta iniciativa reverterá a favor dos centros de dia de Couriscada e Cótimos, será também entregue igual verba à Junta de Freguesia de Ervedosa para ajudar uma família carenciada da localidade.
De salientar, a participação solidária das 33 matilhas que tornaram possível esta montaria e que teve um exemplar quadro de caça, composto por 35 javalis. No total, juntou mais de 300 pessoas.
O patrono do Encontro de Matilhas e também director do Clube de Monteiros do Norte (CMN) dá conta do sucesso de mais uma edição com um balanço “muito positivo”. Fez questão de agradecer a todos aqueles que tudo fizeram em prol do tratamento das “excelentes” manchas. “Agradeço ao Filipe Cruz (Chinês), José Luís e Adriano Ribeiro por todo o trabalho efectuado e ao meu colega Jorge Morgado por me ter indicado este território e me ter ajudado na concretização da montaria”, enfatiza Valter Cadavez.
Este Encontro nasceu em 2006 com o objetivo de unir os matilheiros e fomentar as relações entre estes e todos os restantes envolvidos no sector, tornando-se também o primeiro evento cinegético solidário.
“Estamos muito perto do Natal e esta é uma época de dar e receber, e todos que aqui hoje estiveram presentes manifestaram um acto de grande generosidade para com aqueles que mais precisam, porque, o lucro deste evento será doado integralmente, como é tradição, para instituições de solidariedade social dos concelhos onde ele é realizado”, afirmou o presidente do CMN, Nelson Cadavez.
O CMN na organização deste evento contou com o apoio das Câmaras Municipais de Mêda, Pinhel e Trancoso, das respectivas três freguesias, Couriscada, Ervedosa e Cótimos, Associação de Caça e Pesca de Aldeia Rica e Quinta do Campo e Associação de Caçadores da Serra de São Pedro. O patrocinador foi a empresa Valbom Sport Caça.
O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, agradeceu a todos os que se associaram a esta causa “porque é de grande valor aliar esta actividade, que é a caça, à solidariedade”.
Também o presidente da Câmara Municipal de Trancoso demonstrou o seu agrado pela participação de tanta gente oriunda de vários locais. “Este tipo de encontros é extremamente importante para a nossa região porque são momentos de alegria, de partilha, de confraternização e convívio, e isso é o que há de mais importante na vida”, referiu Amílcar Salvador, enaltecendo ainda o apoio dado às causas solidárias.
O presidente da Câmara Municipal da Mêda não pôde comparecer por imprevistos de última hora.
É tradição neste Encontro de Matilhas nomear para director de Montaria um matilheiro mas desta vez foi nomeado um ex-matilheiro e actual presidente da Associação Portuguesa de Matilhas de Caça Maior, António Ramos, a quem coube apelar à segurança e dar as principais directrizes.
No final, a festa fez-se para os matilheiros, protagonistas da iniciativa, tendo sido homenageados e congratulados com as lembranças do evento.

Comentários